quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Teoria Musical: Técnicas Infalíveis com Samuel Muradi

 Na música, "shape" é um termo que pode ser entendido de diferentes maneiras, dependendo do contexto em que é utilizado. Aqui estão algumas interpretações comuns:

  1. Forma Musical (Musical Form): Refere-se à estrutura ou organização de uma peça musical. Isso inclui como diferentes seções de uma música são dispostas e como elas se repetem ou variam. Exemplos de formas musicais incluem a forma sonata, a forma ternária (ABA), a forma rondó (ABACABA), entre outras.

  2. Figura Melódica (Melodic Shape): Refere-se ao contorno ou trajetória que uma melodia segue em termos de altura das notas. Pode-se descrever a figura melódica como ascendente, descendente, ondulada, etc. Isso se refere à direção e movimento das notas ao longo de uma melodia.

  3. Acordes (Chord Shapes): No contexto da guitarra e outros instrumentos de corda, "shape" pode se referir aos diagramas ou posições dos acordes que indicam onde colocar os dedos no braço do instrumento. Esses diagramas ajudam os músicos a aprender e executar diferentes acordes.

  4. Dinâmica e Fraseado (Dynamic Shape and Phrasing): Refere-se à maneira como as dinâmicas (variações de volume) e o fraseado (a forma como as frases musicais são expressas) são moldadas ao longo de uma performance musical. Isso pode incluir crescendos, decrescendos, acentuações e articulações que dão forma à interpretação de uma peça.

Essas diferentes interpretações do termo "shape" são todas importantes para a compreensão e execução da música, cada uma contribuindo para a maneira como a música é composta, interpretada e percebida.


TópicoExplicação
Introdução ao acorde alteradoO acorde alterado é frequentemente utilizado e possui uma sonoridade rica. É indicado pela abreviação "alt" na cifra.
Definição de acorde alteradoAcorde dominante com uma ou mais notas alteradas (quinta aumentada, nona aumentada, etc.).
Estrutura do acorde alteradoNormalmente inclui a tônica, a sétima, a terça, a quinta aumentada e a nona aumentada.
Forma (shape) dos acordesExplicação de como distribuir as notas nas mãos (para piano), com a mão esquerda tocando a tônica e a sétima, e a mão direita tocando a terça, quinta aumentada, sétima e nona aumentada.
Aplicações harmônicasUso em progressões harmônicas, como transformar o terceiro grau em um acorde alterado para resolver no sexto grau menor (Ex.: Mi menor alterado resolvendo em Lá menor).
Exemplo prático de progressãoTransformar o sétimo grau (meio diminuto) em um acorde alterado para resolver na tônica (Ex.: Sol# meio diminuto para Sol# alterado resolvendo em Lá maior).
Importância de prática e estudoEstudar a formação dos acordes alterados em todos os tons para aplicar com facilidade.
Integração com melodiaDemonstrar como acordes alterados podem se encaixar na melodia de uma música, usando como exemplo "Grande é o Senhor".
Conclusão e conviteEncorajamento para praticar e estudar mais, com referência a aulas e cursos disponíveis para aprofundar o conhecimento.

AssuntoDescrição
Apresentação e ConviteSamuel Muradi se apresenta, convida a se inscrever no canal e ativa o sininho para receber notificações.
Estrutura do Campo HarmônicoExplicação sobre os graus e acordes do campo harmônico (maiores, menores e diminutos).
Evolução das Tríades para TétradesComo os acordes podem evoluir adicionando a sétima, tornando-se tétrades.
Função do TrítonoExplicação do trítono e sua resolução no campo harmônico.
Exemplo de Campo Harmônico em Dó MaiorDemonstrando o campo harmônico usando a tonalidade de Dó Maior.
Ciclos de Quartas DiatônicasExercício para praticar os acordes em ciclos de quartas dentro da escala diatônica.
Voicing dos AcordesTécnica de voicing com tônica e quinta na mão esquerda, sétima, terça e quinta na mão direita.
Exercício de Desmembrar a QuintaTécnica para tocar a quinta no segundo tempo, criando um fluxo melódico.
Regra de Ouro para o Quinto GrauAdicionar a nona menor no quinto grau para enriquecer a harmonia.
Convite para Cursos e MentoriaOferta de cursos, suporte e mentoria personalizados para evolução musical.
Introdução à RearmonizaçãoExplicação sobre a transformação de acordes menores em dominantes para rearmonização.
Aplicação de Acordes DominantesTransformando acordes do campo harmônico em acordes dominantes para prática e criação de novas harmonias.
Substituição por Sub QuintoUso de sub quinto para substituir acordes-alvo com acordes dominantes meio tom acima.
Integração de FerramentasCombinação de diferentes técnicas e ferramentas para enriquecer a progressão harmônica.
Exemplo de Progressão FinalCriação de uma progressão usando sub quinto e acordes dominantes.
Motivação e ConclusãoIncentivo ao estudo e prática organizada para dominar todas as tonalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário