quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Como Descobrir Qualquer Modo

Vamos explorar uma perspectiva revolucionária sobre os modos gregos que certamente mudará sua abordagem musical!

Primeiramente, é crucial desconstruir a ideia comum de que os modos são simples variações das escalas maiores. Na verdade, eles são os fundamentos da música modal, que antecede a era tonal. Enquanto a tonalidade representa uma evolução posterior, a música modal é o pano de fundo original.

Para compreender essa distinção, é essencial diferenciar entre os conceitos de modalidade e tonalidade. Na música modal, não há a pressão típica da resolução harmônica, como é conhecida na tonalidade, onde os acordes desempenham funções específicas dentro de progressões harmônicas predefinidas.

Agora, vamos desvendar os segredos dos modos gregos de uma maneira inovadora.

Imagine os modos como residências em um bairro musical. Cada modo representa uma casa distinta, com uma "característica especial" que a define. Alguns músicos podem identificar essas "casas modais" apenas pelo som, desde que essa característica especial seja destacada na melodia.

Ao construir essas "casas modais" (ou seja, acordes), é fundamental utilizar os materiais adequados. Por exemplo, ao criar um acorde no estilo dórico, é necessário empregar as notas características desse modo.

Aqui está um truque para desbloquear qualquer modo grego:

Pergunte a si mesmo: "Qual é o modo desta nota?" Por exemplo, ao explorar o modo dórico de Ré, questione-se: "Qual é o segundo grau na escala de Dó?" A resposta: Ré é o segundo grau na escala de Dó. Portanto, ao iniciar a construção a partir da escala de Dó, você obterá a escala dórica de Ré.

Agora, vamos aplicar esse conceito a um exemplo prático:

Suponha que você queira criar um acorde no "modo lídio" em Sol. Pergunte-se: "Qual é o quarto grau na escala de Ré Maior?" Se Sol é o quarto grau de Ré Maior, então a escala de Ré partindo de Sol nos proporcionará o modo lídio de Sol.

Dessa forma, você pode explorar os modos gregos como um urbanista musical, construindo e improvisando com base nas características únicas de cada modo.

Lembre-se, independentemente de chamá-los de Modos Gregos ou Modos Eclesiásticos, o fundamental é compreender o conceito e explorar as infinitas possibilidades sonoras que eles oferecem.






Ao longo dos anos, estudando, quebrando a cabeça, acabei descobrindo uma maneira muito eficaz de descobrir qualquer modo grego.


Se você ainda não entendeu ou tem dificuldades para entender os modos, essa dica é pra você mesmo.


Vamos lá...


Nós temos sete modos, isso você vai ter que decorar para poder entender. O importante é decorar na ordem correta, isso vai ajudar bastante. É muito importante saber que cada modo possui uma nota em especial, essa nota nós chamamos de “a nota que caracteriza o modo”, ou seja, a nota que dar característica a um determinado modo. Tem músicos que consegue identificar um modo apenas ouvindo a sonoridade, desde que seja tocada com ênfase a nota característica do tal modo.


Formação intervalar dos modos, a nota característica está destacada:


É muito importante separarmos os modos maiores dos menores, assim fica mais fácil para estudar, veja abaixo:


Formação intervalar dos modos a partir da nota Dó:


Se você quer fazer um acorde soar como um determinado modo, então tem que montar os acordes com as notas características de cada modo.

Exemplo dos acordes característicos, todos com o baixo em Dó:


Através dessa tabela, podemos montar os chamados acordes modais e também as escalas, lembrando que é muito importante saber a nota característica do modo.

Para construir qualquer modo, é essencial fazer a pergunta certa a si mesmo. Vou explicar como.

Suponha que você queira descobrir como montar a escala de Ré Dórico:

Você se pergunta de qual escala a nota Ré é o segundo grau. A nota Ré é o segundo grau da escala de Dó. Portanto, se você listar a escala de Dó a partir da nota Ré, obterá a escala de Ré Dórico, com a nota característica sendo Si.

Escala maior de Dó: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Escala de Ré Dórico: Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

Para um acorde modal: Dm7(6,11) - também pode utilizar a 9ª.

Agora, se você deseja montar um Sol Lídio:

O Lídio é o quarto modo, então de qual campo harmônico o G7M é o quarto grau?

Campo Harmônico de Ré Maior: D7M | Em7 | F#m7 | G7M | A7 | Bm7 | C#m7(b5)

Observe que G7M é o quarto grau do campo harmônico acima. Assim, se você listar a escala de Ré a partir da nota Sol, obterá o Sol Lídio, com a nota característica sendo o quarto grau, neste caso, Dó#.

Para um acorde modal: G4+ ou G(#11) - Pode utilizar 7M, 9ª, 6ª – Há quem diga que o segundo é o correto.

Agora, vamos explorar o "Lá Mixolídio":

A nota "Lá" é o quinto grau de qual escala maior?

Escala de Ré: Ré Mi Fá# Sol Lá Si Dó# Lá Si Dó# Ré Mi Fá# Sol

Note que a nota Lá é o quinto grau da escala de Ré. Portanto, se você listar a escala de Ré a partir da nota Lá, obterá a escala de Lá Mixolídio. A nota característica é o sétimo grau, neste caso, Sol.

Para um acorde modal: A7 - Pode utilizar a 4ª, 9ª, 11ª, 13ª.

Você pode então tocar o acorde de A7 e improvisar sobre ele usando a escala de Ré Maior, destacando a nota Sol, que é a sétima menor do acorde de A7. No entanto, é fundamental conhecer a estrutura intervalar de cada modo.

Observação: Embora muitos argumentem que é incorreto chamar de Modos Gregos, preferindo Modos Eclesiásticos, o mais importante é entender o conceito por trás deles.

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