quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Rearmonização por Dominantes Substitutos

Todo acorde dominante pode ser substituído por outro dominante afastado de uma quinta diminuta.

O acorde G7 pode ser substituído pelo Db7. Os dois acordes têm o mesmo trítono, e é este o motivo de serem intercambiáveis. Ao analisar o Db7 em relação ao G7, percebemos que Db7 = G7(b9,b5), ou seja, Db7 = G7Alt. Portanto, a progressão acima pode ser substituída pela progressão abaixo, sendo a diferença mais importante a resolução do baixo em 1/2 tom, ou seja, o baixo anda cromaticamente.

Geralmente é chamado de SubV, ou seja, substituto do V7.

As tensões mais usadas no SubV geralmente são #11 e 9ª, mas sabemos que existem muitas possibilidades tratando-se de música, ainda mais em cima de acordes V7.

Experimente tocar a seguinte progressão:

  • C7M Bm7(b5) Bb7(#11) | Am7 - Usando o SubV para preparar o Am7
  • C7M Bm7(b5) E7 | Am7 - Usando o IIm7 V I (conhecido como II cadencial) para preparar o Am7

Tabela de Substituição de Acordes Dominantes:

Progressão OriginalProgressão Substituta
Dm7 G7Dm7 Db7
C7M Bm7(b5) Bb7(#11)C7M Bm7(b5) Bb7(#11)
C7M Bm7(b5) E7C7M Bm7(b5) E7

Nenhum comentário:

Postar um comentário